SDiLAB

Grupo José Pimenta Marques

AS PREVISÕES DO ETPOS PARA OS NEGÓCIOS EM 2021

AS PREVISÕES DO ETPOS PARA OS NEGÓCIOS EM 2021

“Ano novo, vida nova”, já dizia o ditado. E este é daqueles que se aplica também ao seu negócio. Ao longo dos anos, aqui o seu software de faturação ETPOS já verificou que cada novo ano traz mudanças e tendências que marcam a forma de trabalhar e vêm decidir os seus investimentos. Em 2021, não vai ser diferente.



Como parceiro de negócios de várias empresas em diferentes áreas, já tenho muita experiência nestas mudanças e, apesar de não ser vidente, tenho também algumas previsões em relação a 2021. 



•    Os consumidores vão apostar mais nas compras e encomendas online.

Se já antes as compras e encomendas online mostravam uma tendência ascendente, em 2020 dispararam. A imposição de quarentena, a necessidade de evitar filas e o conforto impeliram os consumidores a comprar ainda mais através da internet. E um estudo da Wunderman Thompson Commerce indica que 43% se sentem agora mais dispostos a usufruir dos serviços de uma loja online.

Por isso, tudo indica que, em 2021, a tendência se mantenha, o que significa que, no seu negócio, deve começar a equacionar a hipótese de investir numa plataforma online para venda ou receção de pedidos. 



•    A automatização de processos veio para ficar.

Nos últimos anos, a tecnologia tem-se desenvolvido cada vez mais no sentido de automatizar processos, dentro e fora das empresas. E os avanços tecnológicos neste campo têm-se provado eficazes. Segundo dados do McKinsey Global Institute, a automatização pode aumentar a taxa de crescimento da produtividade entre 0,8% a 1,4%.

Portanto, em 2021, lembre-se de apostar em novas soluções como um sistema de pagamentos automáticos.



•    A faturação vai adaptar-se, cada vez mais, ao mundo digital.

Os consumidores já consultam as faturas eletronicamente e já tratam do IRS pela internet. Para facilitar esta nova realidade, o governo português vai começar a impor a presença de um QR Code em todos os documentos fiscais relevantes a partir de 2022. Mas vai oferecer benefícios aos negócios que aplicarem a medida já em 2021.

Como tal, não espere mais para implementar as faturas com QR Code também no seu negócio - eu até já estou preparado para o ajudar com esta tarefa.



Como sempre, também em 2021, estarei aqui para si. Como bom software de faturação/bom parceiro de negócios que sou, já tenho algumas cartas na manga para o ajudar com a automatização de processos e com a digitalização dos documentos fiscais e estou a preparar uma surpresa no que diz respeito aos negócios online. Continue a contar comigo e esteja atento para estar sempre a par das novidades que vão chegar aos clientes ETPOS no novo ano!