Como incluir o ATCUD nas faturas - o guia rápido do ETPOS

O ATCUD será um elemento obrigatório nos documentos fiscais, já a partir de 1 de janeiro de 2023. E com o software de faturação ETPOS, pode incluí-lo facilmente nas suas faturas. Descubra como no guia rápido no blog.
O ATCUD é um código único de documento que passará a ser obrigatório em todas as faturas e documentos fiscais relevantes, já a partir de 1 de janeiro de 2023.
E, para que cumpra a lei de forma fácil e rápida, só tem de seguir alguns passos simples no seu software ETPOS.
Espreite o meu guia rápido e saiba como incluir o ATCUD nas suas faturas:
1. Ativar o módulo SAF-T v4 n3 (2023).
Para começar, tem de ativar o módulo respetivo à atualização do ATCUD.
Tenha em atenção que precisa de ter o ETPOS versão 5.29 ou superior. E não se esqueça de preencher todos os dados fiscais em Sistema -> Configurar -> Configurações Gerais -> Dados/Fiscais.
2. Comunicar as séries documentais no Portal das Finanças.
Depois, aceda ao seu Portal das Finanças.
Vá até à “Gestão de Utilizadores” e escolha “Criar/Editar Utilizador”.
Faça check na opção “PWSE – Comunicação e Gestão de Séries por webservice”.
Assim o ETPOS consegue fazer a comunicação automática das informações à Autoridade Tributária.
3. Fazer as configurações necessárias no ETPOS.
Por fim, só precisa de fazer algumas configurações no seu software.
Primeiro, garanta que tem ligação à internet e use um perfil de Administrador para interagir com o ETPOS.
Aceda então a Sistema -> Outras Configurações -> Configuração das Séries AT.
Selecione a opção […] -> Registar todas as séries.
Se precisar de mais ajuda ou de qualquer informação sobre o módulo respetivo ao ATCUD, contacte o seu agente.