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Como incluir o ATCUD nas faturas - o guia rápido do ETPOS

Como incluir o ATCUD nas faturas - o guia rápido do ETPOS

O ATCUD será um elemento obrigatório nos documentos fiscais, já a partir de 1 de janeiro de 2023. E com o software de faturação ETPOS, pode incluí-lo facilmente nas suas faturas. Descubra como no guia rápido no blog.



O ATCUD é um código único de documento que passará a ser obrigatório em todas as faturas e documentos fiscais relevantes, já a partir de 1 de janeiro de 2023.



E, para que cumpra a lei de forma fácil e rápida, só tem de seguir alguns passos simples no seu software ETPOS.



Espreite o meu guia rápido e saiba como incluir o ATCUD nas suas faturas:



1.    Ativar o módulo SAF-T v4 n3 (2023).

Para começar, tem de ativar o módulo respetivo à atualização do ATCUD.

Tenha em atenção que precisa de ter o ETPOS versão 5.29 ou superior. E não se esqueça de preencher todos os dados fiscais em Sistema -> Configurar -> Configurações Gerais -> Dados/Fiscais.



2.    Comunicar as séries documentais no Portal das Finanças.

Depois, aceda ao seu Portal das Finanças.

Vá até à “Gestão de Utilizadores” e escolha “Criar/Editar Utilizador”.

Faça check na opção “PWSE – Comunicação e Gestão de Séries por webservice”.

Assim o ETPOS consegue fazer a comunicação automática das informações à Autoridade Tributária.



3.    Fazer as configurações necessárias no ETPOS.

Por fim, só precisa de fazer algumas configurações no seu software.

Primeiro, garanta que tem ligação à internet e use um perfil de Administrador para interagir com o ETPOS.

Aceda então a Sistema -> Outras Configurações -> Configuração das Séries AT.

Selecione a opção […] -> Registar todas as séries. 



Se precisar de mais ajuda ou de qualquer informação sobre o módulo respetivo ao ATCUD, contacte o seu agente.