3 Dicas do ETPOS para otimizar a gestão de stocks num negócio de retalho
A gestão de stocks é uma daquelas tarefas demoradas mas essenciais para o sucesso de um negócio de retalho. E hoje o seu software ETPOS deixa-lhe 3 dicas para otimizar este processo.
Um cliente entrar na loja e não ter o produto que procura. Ou constatar que, no armazém, há um grande lote de artigos que estão no final do prazo de validade. Estas situações são pesadelos para qualquer gestor de um negócio de retalho.
Porque têm consequências diretas na satisfação dos clientes e mesmo na rentabilidade do negócio.
E é aqui que entra a gestão de stocks. Muito importante para a sustentabilidade de uma empresa com atuação na área do retalho, é uma tarefa que se pode tornar um verdadeiro desafio, sobretudo quando falamos em gerir um grande número e quantidade de artigos.
Mas nada tema! Para lhe poupar uns cabelos brancos, eu entro em ação. Como seu parceiro de negócios/software de faturação, estou aqui para lhe deixar algumas dicas para otimizar a gestão de stocks.
Dica #1: Defina bem os processos para a gestão de stocks.
Num negócio – seja num talho ou peixaria, num supermercado ou frutaria – o planeamento é chave. E no caso da gestão de stocks também há que definir bem os processos previamente.
Primeiro, determine quais são os passos indispensáveis para ter sempre tudo em ordem e, depois, distribua as tarefas entre si e os seus colaboradores. Cada um ficará responsável por um processo bem definido, o que agiliza a gestão de stocks e torna todo o processo mais fluido para toda a equipa.
Dica #2: Analise as tendências do mercado e os dados do seu negócio.
Para que os seus produtos não fiquem em stock demasiado tempo e para que os artigos que os seus clientes mais procuram estejam sempre disponíveis, tem de tentar fazer previsões, baseando-se nas tendências do mercado e nos próprios dados do seu negócio.
Para começar, analise com atenção o panorama geral do seu setor para poder investir em artigos que despertem o interesse dos consumidores. E, claro, faça também uma análise dos dados do seu negócio, procurando perceber quais os produtos que mais vendem e aqueles que mais demoram a sair das suas prateleiras. Assim poderá fazer uma gestão mais eficiente dos seus stocks.
*Dica pró: Use os meus mapas e os gráficos do ETCLOUD Dashboard para analisar, de forma fácil e rápida, os dados de compras e vendas do seu negócio.
Dica #3: Automatize os processos de controlo sobre o seu inventário.
A gestão dos stocks de um negócio de retalho tem, necessariamente, de passar por um inventário rigoroso. O que nem sempre é fácil. Mas se mantiver o foco e automatizar alguns processos, é possível.
Num passo essencial, registe todos os artigos que entram e saem do seu armazém no software de faturação, assim que a transação acontece, para que tenha sempre uma noção real dos stocks disponíveis. Além disso, identifique devidamente os seus produtos com códigos e códigos de barras para facilitar o seu rastreamento e manter sempre o controlo sobre o inventário.
*Dica pró: Utilize as minhas habilidades em gestão de stocks e a minha app ETPICK, disponível em Android e iOS, para verificar o seu inventário através da simples leitura de códigos de barras.
Siga as minhas dicas e comece já a otimizar a gestão de stocks no seu negócio de retalho. Para esclarecer qualquer dúvida ou saber mais sobre a forma como posso ajudá-lo com a gestão global do seu negócio, contacte-nos.