SDiLAB

Grupo José Pimenta Marques

Rastreabilidade de alimentos: o que é e porque é tão importante para o seu negócio

Rastreabilidade de alimentos: o que é e porque é tão importante para o seu negócio

Dos talhos aos restaurantes, os negócios na indústria alimentar enfrentam vários desafios diários. E um deles é a rastreabilidade dos alimentos. Hoje, o ETPOS explica-lhe o que é um sistema de rastreamento e porque é tão importante.



Quer tenha um talho, uma mercearia ou um restaurante, lida diariamente com produtos alimentares, o que representa vários desafios para a gestão do negócio, seja a nível das obrigações legais ou da segurança daquilo que serve aos seus clientes.



Contudo, não há nada a temer. Como seu parceiro de negócios/software de faturação, posso ajudá-lo com essa tarefa, facilitando a rastreabilidade dos seus artigos.



Mas afinal o que é isso da rastreabilidade de alimentos?

De acordo com o dicionário, na indústria, rastreabilidade refere-se à “capacidade para acompanhar o percurso de um produto, ou de conhecer o seu processo de produção, manipulação, transformação, embalagem ou expedição”.



Ou seja, quando aplicado a alimentos, o conceito designa a possibilidade de “seguir o rasto” do produto ou de um ingrediente em toda a cadeia de distribuição.



Na prática, um sistema de rastreamento significa, portanto, ter um registo com várias informações sobre o historial de um artigo, por exemplo o local de origem, os fornecedores, e os sítios por onde passou até chegar ao seu negócio.



E porque é que a rastreabilidade é tão importante?

Garantir a rastreabilidade de todos os produtos alimentares e de todos os ingredientes que entram no seu negócio não é tarefa fácil. Mas traz-lhe vários benefícios, permitindo cumprir objetivos como:



- Conquistar a confiança dos seus clientes – Manter um registo com a informação completa sobre os seus produtos e partilhá-la com os seus clientes é percecionado como uma atitude de transparência, ajudando o seu negócio a conquistar mais confiança.



- Facilitar o controlo de qualidade dos produtos – Ter acesso a todo o historial dos seus produtos desde a produção facilita o processo de controlo de qualidade, ajudando, por exemplo, a identificar a origem de problemas de segurança alimentar.  

Obrigatória por lei nos países da União Europeia, uma correta rastreabilidade contribui assim para garantir a qualidade dos alimentos e dos seus produtos e funciona como um instrumento de gestão de risco para os negócios na indústria alimentar.



Garanta também a rastreabilidade dos produtos do seu talho, mercearia ou restaurante. Comigo ao seu lado, é fácil fazê-lo. 



Só precisa de criar lotes internos, associar-lhes a informação relativa à precedência das matérias-primas dos artigos e ativar a identificação dos lotes nos documentos. 



Contacte-nos para mais informações.