SDiLAB

Grupo José Pimenta Marques

QR Code: o que é e por que deve incluí-lo nas faturas do seu negócio em 2021?

QR Code: o que é e por que deve incluí-lo nas faturas do seu negócio em 2021?

 



Ultimamente, muito se tem ouvido falar em QR Codes. Seja no menu de um restaurante ou num panfleto, já nos habituamos a vê-los por tudo lado. Mas, afinal, para que servem realmente esses Códigos QR e por que precisa de incluí-los nas faturas do seu estabelecimento? 



Como seu parceiro de negócios, quero que esteja sempre a par das últimas tendências de gestão e estou constantemente a atualizar-me para ajudá-lo a cumprir as suas obrigações legais. E desta vez, com a novidades do QR Codes nos documentos fiscais em Portugal, não abri exceção. Por isso, aqui o seu ETPOS preparou-lhe um novo módulo e um pequeno guia para que perceba bem as vantagens – incluindo os benefícios fiscais – de incluir os QR Codes suas faturas já em 2021.



Mas, primeiro, o que é exatamente um QR Code?

“QR” é uma sigla para “quick response”, ou seja, remete para uma “resposta rápida”. Portanto, um QR Code é um código onde se armazena informação que pode ser acedida de forma rápida. De facto, basta um equipamento com câmara fotográfica e uma aplicação de leitura de QR Codes para conseguir ler estes códigos bidimensionais e aceder a informação tão diversa quanto um website, a ementa de um restaurante ou contactos de telefone e email. 



E por que deve incluir QR Codes nas faturas do seu negócio, já em 2021?

No caso das faturas e de outros documentos fiscais, o QR Code serve para armazenar informações como os NIF do emitente e do consumidor, a data e o valor de compra, entre outros. E deve começar já incluir os Códigos QR na faturação do seu negócio por três principais motivos:



•    A lei vai impor os QR Codes nas faturas a partir de 2022.

Estava previsto que o QR Code tivesse presença obrigatória em todos os documentos fiscalmente relevantes já a partir de janeiro de 2021. Contudo, a entrada em vigor desta lei foi adiada para o ano de 2022. Parecendo que ainda falta muito tempo, é uma mudança que vai ter de fazer mais tarde ou mais cedo, por isso não vale a pena adiar. O ETPOS já está pronto para ajudá-lo na tarefa e, entretanto, terá bastante tempo para se adaptar à novidade de ver um QR Code em todas as faturas e guias de transporte do seu estabelecimento. 



•    Os negócios que incluírem já os QR Codes nas faturas vão ter benefícios fiscais.

Para já a implementação dos QR Codes na documentação fiscal relevante é ainda facultativa, mas as micro e pequenas e médias empresas (PME) que se anteciparem à lei vão poder usufruir de alguns benefícios fiscais. Para determinar o lucro tributável destas empresas, vão entrar as despesas com a aquisição de bens e serviços diretamente necessários para a inclusão do QR Code nas faturas. Ou seja, a sua aplicação vai ser comparticipada: 

- Em 140% dos gastos suportados e contabilizados até final do primeiro trimestre de 2021;

- Em 130% dos gastos suportados e contabilizados até final do primeiro semestre de 2021;

- Em 120% dos gastos suportados e contabilizados até final de 2021.



•    As faturas com QR Code simplificam o seu trabalho e a vida dos seus clientes.

O mundo digital tem a capacidade de facilitar-nos muitas tarefas do dia a dia. Para si que tem/gere um negócio, estes códigos QR vêm trazer mais transparência aos documentos, reduzir o tempo no processo de venda e até dar-lhe a oportunidade de implementar a faturação eletrónica (anulando os gastos com papel). E para os seus clientes, os QR Codes nos documentos de compra são uma forma de facilitar toda a gestão do portal eFatura, permitindo-lhes fazer tudo de forma ainda mais automatizada e até comunicar faturas sem número de contribuinte. 



Agora que sabe o que é um QR Code e todas as potencialidades de implementá-lo nos documentos fiscais relevantes do seu negócio, já está convencido? Usufrua desta funcionalidade daqui do seu software ETPOS, aliadas às vantagens da aplicação atempada desta medida!